O que é Fibra Óptica?

Assistir filmes em alta resolução, baixar arquivos em um piscar de olhos, tudo isso é possível graças às tecnologias que envolvem a fibra óptica.

Essa tecnologia oferece o que há de mais avançado em termos de conectividade para o consumidor. Além da alta capacidade na transferência de dados, proporciona segurança e qualidade.

A Fibra óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como meio de propagação da luz. Tem diâmetro de alguns micrômetros de espessura, tão fina quanto um fio de cabelo humano.

Fibra Óptica

Diferente dos antigos fios de cobre a fibra óptica não sofre interferências eletromagnéticas, proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, e a matéria prima necessária para sua fabricação é abundante.

Resumidamente, a transmissão de dados funciona através de uma fonte de luz que é ligada e desligada rapidamente na extremidade da fibra, e viaja de forma contínua até a outra extremidade, onde equipamentos traduzem a luz em sinais elétricos.

By rodrigo