Cabo de Rede Ethernet

Um cabo Ethernet é o tipo mais comum de cabo de rede, seja em casa ou no provedor de internet.  Este cabo interconecta dispositivos que possuem placa de rede Ethernet.

Existem vários tipos de cabo de rede Ethernet

  • Cat5: significa “Categoria 5”. Consegue atingir taxas de transferência de até 100 Mbps pelas especificações técnicas. Apesar disso, se colocado em distâncias curtas, o fio consegue transmitir dados em até 1000 Mbps (Gigabit Ethernet).
  • Cat5e: é uma versão aprimorada do Cat5, a letra “e” vem do inglês enhanced (aprimorado). Nessa atualização o cabo ganhou novos padrões de certificação, promovendo menos interferência e perda de sinal. Assim o Cat5e consegue melhor desempenho em instalações próximas aos 100 metros permitidos quando comparado com o Cat5.
  • Cat6: o cabo Cat6 tem maior capacidade em sua taxa de transferência de dados. O modelo atinge velocidade de 10 Gigabits por segundo com distância de no máximo 55 metros.
  • Cat6a: este é um modelo aprimorado do Cat6 onde a letra “a” significa augmented (“aumentada”). O Cat6a tem a capacidade de transferir taxas de 10 Gigabits por segundo em distâncias de até 100 metros.

By rodrigo