Com o avançado uso da internet, quem nunca teve problema com sua conexão, não é mesmo? Tudo bem, sabemos que em boa parte dos casos o problema é apenas com a configuração do roteador ou com o próprio serviço oferecido pelo provedor no qual o conteúdo se encontra. Mas em uma grande parte os problemas estão nos obstáculos existentes em um ambiente e que dificultam a propagação do sinal de Wi-Fi.
Vamos te ajudar, mostrando quais são os principais problemas com o seu sinal de internet e dando dicas para melhorar sua conexão, vem com a gente!
Paredes e Metais
Metais, como se sabe, têm propriedades de condução, que significa que transmitem energia com mais facilidades que outros materiais. As ondas emitidas pelo WI-FI são eletromagnéticas, com isso, qualquer superfície metálica que esteja no ambiente do roteador, tenderá a dificultar a transmissão do sinal. Se você quer extrair o máximo de seu roteador, a dica é instalá-lo longe de grandes objetos metálicos.
Paredes e muros podem bloquear o sinal de Wi-Fi. Os materiais similares que impedem uma boa conexão estão o mármore, cimento, concreto, gesso e azulejos. Isso explica por que casas com dois ou mais andares comumente apresentam problemas de conexão ou sinal fraco no andar em que não esteja o roteador. A solução para este problema está em instalar o aparelho em uma área livre e, de preferência, um repetidor no cômodo onde não houver roteador.
Espelhos, Tubulações e Aquários
O material que reflete a imagem de um objeto, ou a nossa própria imagem, também pode refletir o sinal de internet emitido por um roteador. Esse material pode se comportar como um escudo e rebater a conexão, de tal forma que, quando está próximo do aparelho, tende a fazer com que o sinal fique mais fraco ou caia eventualmente.
Outro elemento são as tubulações onde circulam água, e esta não é muito compatível com o sinal de Wi-Fi. A água possui um elemento que relaciona com a retenção da energia em ondas, o que consequentemente, tende a afetar o sinal da internet. Nesse sentido, aquários com boa quantidade de água pode afetar o desempenho do Wi-Fi.
Pisca-Pisca, Controle de TV e Drones
O famoso “pisca-pisca” que colocamos na nossa árvore de natal e nas janelas podem também ser o gerador de uma piora no sinal de Wi-Fi de sua residência. As lâmpadas que possuem chips geram um campo magnético que interagem com o sinal emitido pelo roteador. No período em que for utilizá-los, mantenha o roteador longe desses enfeites.
Equipamento de transmissão via rádio geralmente utilizam à freqüência 2,4 GHz, a mesma que a maioria dos roteadores. Controle de TV, de drones, até mesmo a babá eletrônica, utiliza a mesma freqüência que o roteador, causando assim uma espécie de competição pelo sinal, onde todos podem ter sua qualidade afetada.
Quem já tem conhecimento sobre o assunto sabe que esse é um ”clássico” da interferência. Assim como nos casos acima, microondas costumam ter um espectro de frequência muito parecido com o do utilizado pelo sinal de Wi-Fi. Portanto, se o seu roteador está muito perto do microondas, mova-o para cima ou para outro lugar para reduzir a interferência entre os aparelhos.